A edição 2021, a de número 106 em toda a história do Campeonato Pernambucano, começa nesta quarta-feira (24). Três partidas abrem a primeira rodada, que se estende ainda com jogos no sábado (27) e no domingo (28). Um total de dez clubes se enfrentam na primeira fase da competição, buscando seis vagas na briga pelo título. Já os outros quatro vão lutar contra o rebaixamento para a Série A2 estadual.

O primeiro duelo será o do Sport diante do Vera Cruz. O mando de campo será da equipe vitoriense, que marca o seu retorno ao grupo de cima do futebol pernambucano. A partida será às 19h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, já que o Carneirão está fechado desde 2017. O time principal do Leão será poupado, pois na quinta-feira (25), a equipe de Jair Ventura encara o Athletico na última rodada do Brasileirão.

Atual campeão da competição, o Salgueiro joga em casa. O Carcará enfrenta o Afogados da Ingazeira, no duelo sertanejo da rodada. A partida será realizada no Cornélio de Barros, com início às 20h.

A última partida da noite será no Recife. O Santa Cruz recebe o Vitória das Tabocas, no estádio do Arruda, às 21h30. Sem contar com torcida, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o maior estádio pernambucano estará vazio para acompanhar a estreia dos tricolores.

A rodada tem sequência ainda no sábado, com o duelo entre Náutico e Central, às 19h, nos Aflitos; e Retrô Brasil e Sete de Setembro, no domingo, às 16h, na Arena de Pernambuco.