Os alunos do Educandário Batista, em Chã Grande, puderam conhecer nesta sexta-feira (5), um pouco mais sobre a importância da Data Magna de Pernambuco, que é celebrada neste sábado (6). Cada turma conheceu sobre a história da data, eternizada como um ideal de liberdade pelos pernambucanos que fundaram uma República cinco anos antes que a independência do Brasil.

Tudo aconteceu no dia 06 de março de 1817, quando um grupo de pernambucanos, incluindo militares, comerciantes, fazendeiros e religiosos, decidiu dar um basta nos desmandos da coroa portuguesa. A partir daí, a data passou a ser lembrada, não com tanta frequência, ao longo dos anos.

E ao completar 200 anos, em 2017, a Data Magna foi instituída pelo Governador, Paulo Câmara (PSB), como uma forma de reconhecer os ideais e a bravura daqueles pernambucanos, entre os quais destaca-se, por exemplo, o oficial José de Barros e Lima, mais conhecido como Leão Coroado.

Os alunos puderam também conhecer mais sobre diversos aspectos que forma a cultura e história de Pernambuco, como por exemplo a bandeira, que é inspirada no estandarte utilizado durante a Revolução Pernambucana.