~

O município de Chã Grande iniciou no último sábado, 27, mais uma fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Agora, idosos acima de 65 anos já podem tomar a primeira dose do imunizante, seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização, disposto pelo Ministério da Saúde. No primeiro dia, 20 idosos já foram beneficiados pela campanha.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que se faça o agendamento. O processo é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, que de acordo com um calendário prévio, estabelecem o dia e horário de ida até as Unidades de Saúde da Família (USF), tanto na área urbana quanto rural.

Também podem ser agendadas aplicações da vacina para o sábado, no estande montado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. O novo local de vacinação contra a Covid-19 começou a funcionar esta semana.

O primeiro dia de funcionamento do estande no centro da cidade registrou a aplicação de 100 doses de imunizantes, sendo que 80 delas foram aplicadas em idosos acima de 70 anos, público-alvo da campanha.

A vacinação no município vai ocorrendo de acordo com o recebimento de novas doses de vacinas, destinadas pelo Ministério da Saúde. Dois tipos de imunizantes estão sendo utilizados: CoronaVac e AstraZeneca/Oxford.

Desde o início da campanha na cidade, já foram aplicadas 1.728 doses das vacinas, num total de 2.140 já recebidas pela Secretaria de Saúde, de acordo com os números divulgados no último sábado. Desse total, enquadram-se profissionais de saúde e idosos.