A Vara Única da Comarca de Chã Grande acolheu pedido do Ministério Público de Pernambuco, decidindo pelo afastamento pelo prazo de 180 dias do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Jorge Luís (PL). O afastamento foi determinado ainda na terça-feira (16). As funções de presidência da Casa deverão ser exercidas nesse período pelo primeiro secretário, Demir (Avante).

O afastamento do parlamentar da função de presidente da Câmara pelo período de 180 dias foi requerido pela Promotoria de Justiça de Chã Grande através de Medida Cautelar Criminal de número 44-91.2021.8.17.0500, ajuizada em fevereiro deste ano. A ação é o resultado de um procedimento investigatório criminal, que foi instaurado em junho do ano passado.

A Câmara de Chã Grande está atualmente em recesso parlamentar, após o encerramento do 1º período legislativo. A previsão de retorno é o próximo dia 05 de abril. O vereador Jorge Luís já foi notificado da decisão, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto. O vereador Demir, que deve assumir as funções de presidente da Casa pelos próximos seis meses, também já teria sido notificado.