Desde o início das medidas restritivas ainda no ano passado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) faz a medição do índice de isolamento social em todo o estado, divulgando a situação em cada cidade. O serviço, desenvolvido através de uma parceria com a empresa In Loco, mostra também a média estadual. Atualmente, Pernambuco está com uma média de isolamento social de 40,2%, levando em consideração os índices de todas as cidades.

Na avaliação, Chã Grande aparece apenas na 92ª posição entre 185 municípios pernambucanos, com um índice de isolamento social de 35,3%, abaixo até da média pernambucana. Para efeito de comparação, Gravatá, com uma população quase quatro vezes maior que Chã Grande, está na 11ª posição com uma média de 50,9%.

Na região, Chã Grande fica atrás ainda de Vitória de Santo Antão, que tem um índice de isolamento social de 45,9%. Já Amaraji aparece bem atrás, na 109ª, com média de 31,3%. Pombos e Primavera, outras cidades vizinhas a Chã Grande, estão sem dados no ranking.

O top cinco das cidades com melhores resultados é liderado por Floresta, no sertão pernambucano, com 63,3%. Em seguida aparecem Sirinhaém (62,5%), Buíque (61,9%), Aliança (60,9%) e Mirandiba (60%).

O isolamento social tem como objetivo frear a propagação do novo coronavírus. Por isso que o Governo de Pernambuco estendeu até a próxima quarta-feira (31) o lockdown no Estado. Além disso, o governador pernambucano, Paulo Câmara (PSB), pediu a colaboração das pessoas para cumprir o isolamento nos próximos dias.