Entra em vigor nesta quarta-feira (3), o Decreto Estadual de nº 50.346, que estabelece novas medidas de enfrentamento ao Covid-19. No texto, anunciado ainda na segunda-feira (1º) pelo Governador Paulo Câmara, está a proibição de atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda à sexta, e durante todo o final de semana. A nova determinação atinge, por exemplo, os templos religiosos, que precisaram se adequar a este novo momento.

Antes mesmo do novo decreto estadual, a Paróquia de São José já havia suspendido suas celebrações com presença de fiéis e alterado o horário das missas. As medidas foram tomadas pela Diocese de Caruaru, da qual a Igreja chã-grandense faz parte. As celebrações ocorrem agora às 15h, no templo matriz, com transmissão pela Internet.

As demais instituições religiosas anunciaram adequações em suas programações semanais. O Centro Espírita Canto da Paz, por exemplo, suspendeu as atividades do sábado, deixando apenas os encontros que ocorrem nas terças, com início às 19h e término antes das 20h.

A Primeira Igreja Batista em Chã Grande deve ainda se reunir para definir os rumos dos cultos dominicais. Mas a celebração desta quarta-feira terá início às 18h30.

Já a Igreja Evangélica Assembleia de Deus anunciou uma série de medidas para todo o estado de Pernambuco. As principais são a suspensão de cultos aos sábados e domingos pelas próximas duas semanas, e antecipação das celebrações semanais para 18h, com término às 19h40.

O Decreto prevê a observação das determinações pelas próximas duas semanas. Caso os números correspondam às expectativas das autoridades em saúde, o término deverá ocorrer no dia 17 de março.

Foto: Divulgação / Internet