Por Lissandro Nascimento

Com o objetivo de acelerar a imunização dos vitorienses e pombenses, as Prefeituras da Vitória de Santo Antão e de Pombos se inscreveram no Consórcio Público montado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Essas vacinas serão destinadas, prioritariamente, para os mais idosos e o público definido pelas autoridades sanitárias. A intenção é quebrar o ritmo de contágio e na medida do possível, a ideia é avançar com o plano de imunização para atender mais trabalhadores que atuam nos serviços essenciais. A assinatura da Manifestação de Interesse de Adesão ao Consórcio Público também contempla a possibilidade de aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos para controle e combate à pandemia.

O consórcio deverá ser instalado até 22 de março, e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional de vacinar a população. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra de vacina pelos municípios, caso o Governo Federal não atenda à demanda. A mobilização de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005.

Em Pernambuco, 39 municípios já oficializaram o interesse em participar do consórcio. O prazo para a adesão se encerrou nesta sexta-feira (05.03). Confira abaixo a lista das cidades.

PROPOSTA

O Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) divulgou nota pública na quarta (03.03), disponibilizando a sua estrutura técnica e jurídica, aos municípios pernambucanos para a compra de vacinas contra a Covid-19. Segundo a nota, o Consórcio tem expertise em saúde e compra compartilhada.

O Comupe é incubado na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e poderá ser mais ágil do que criar um consórcio exclusivo com o fim de adquirir as vacinas contra o novo coronavírus. Segundo José Patriota, presidente da Amupe, usando a expertise do Comupe, pouparia tempo na aquisição dos imunizantes.

Confira os municípios pernambucanos que já assinaram a adesão ao consórcio:

Arcoverde
Barreiros
Belo Jardim
Bom Jardim
Bonito
Brejinho
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Carnaíba
Caruaru
Cabrobó
Custódia
Exu
Flores
Floresta
Gameleira
Iati
Ipojuca
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Panelas
Pesqueira
Petrolândia
Petrolina
Pombos
Quixaba
Riacho das Almas
Recife
Santa Cruz do Capibaribe
São José do Egito
São Vicente Férrer
Serra Talhada
Sertânia
Surubim
Toritama
Tuparetama
Venturosa
Vitória de Santo Antão.


A Voz da Vitória