Entre a primeira e a segunda aplicação de imunizantes contra a Covid-19, Chã Grande já contabiliza um total de 2.646 doses aplicadas, segundo o último balanço divulgado ainda no sábado (10). Os imunizantes utilizados na cidade são o da AstraZeneca/Oxford, através da Fundação Oswaldo Cruz, e a CoronaVac, do Instituto Butantan, de São Paulo. O primeiro determina um período de até três meses entre a primeira e a segunda dose, enquanto o segundo vai de 15 a 28 dias.

Das 2.646 doses já aplicadas, o maior número se enquadra entre a primeira dose, com um total de 2.124 aplicações. Já na segunda dose, a Secretaria de Saúde informou ter aplicado o total de 522, tendo mais 769 reservadas para essa segunda aplicação.

No público prioritário, os profissionais de saúde registram os maiores índices de imunização, com 287 já imunizados com a segunda dose. A faixa etária de idosos de 70 a 74 anos aparece com 130 pessoas já vacinadas com a primeira e segunda dose, dentro das duas etapas.

Os idosos acima de 85 anos, primeiro grupo fora dos profissionais de saúde a receber a primeira dose do imunizante, devem começar a receber a segunda dose ainda este mês. A aplicação será feita na própria residência do idoso, como ocorreu durante a aplicação anterior. Esta faixa etária contabilizou 190 pessoas imunizadas.

Ainda segundo os dados da Secretaria de Saúde, o município recebeu, até o momento, 3.415 doses de vacinas contra a Covid-19, através do Plano Nacional de Imunização, proposto pelo Ministério da Saúde, que teve início ainda em janeiro.