Já pensou em tomar uma dose de “Entusiasmo”, “Intuição”, “Disciplina”, “Criatividade” ou “Harmonia?” Agora é possível. É que o grupo Sanhaçu, de Chã Grande, interior de Pernambuco, lançou o terceiro projeto do ano, desta vez, na linha de cerveja. Elas chegam ao mercado vestidas com rótulos criativos e leves, propondo às pessoas estímulos, um impulso, uma qualidade ou até mesmo atitude.

Cinco, dos 28 anos, dedicados ao mercado de orgânicos, a família Barreto Silva decidiu investir em cervejas. A ideia de estudar sobre o assunto veio de um dos três irmãos, que já é o responsável pela produção na cachaçaria. Elk e Max abraçaram o projeto de Oto Barreto, e resolveram inovar os trabalhos no Engenho. “Me interessei porque queria entender mais sobre fermento. A cachaça, por exemplo, mesmo sendo uma bebida destilada, passa por um processo de fermentação antes de destilar”, revela Oto.

De forma experimental a família começou a fazer cerveja artesanal. Como surgiu demanda, os produtores apostaram em um projeto cigano, tendo a Cervejaria Navegantes, responsável pela produção. A novidade marca a expansão do grupo e soma à produção própria.

Para Elk Barreto, diretora da marca, a ideia é que os apreciadores de bebidas, se identifiquem com a mensagem de cada cerveja. “Nossa proposta é provocar em cada pessoa não só a identificação do estilo de uma das bebidas mais preferidas dos brasileiros, mas pela intenção que cada mensagem terá para quem vai levar a bebida para casa ou presentear alguém”, compartilha, Elk, ao lembrar as palavras criativas que compõe os rótulos.

Inicialmente, há cinco. São elas: Ipa – Entusiasmo, Porter – Intuição, Premium Lager – Disciplina, Amber Lager – Criatividade, e Amber Lager Umburana – Harmonia.

Entenda os diferentes tipos de rótulos trabalhados:

Amber Lager - possui uma aparência levemente avermelhada e sua espuma é persistente, tem sabor suave e um amargor moderado, resultado do bom equilíbrio entre os maltes e lúpulos.

Porter – este estilo é hoje um dos mais populares do mundo. A cerveja surgiu em Londres há cerca de 300 anos atrás. Ela é escura, produzida com malte torrado. Suas principais características são notas que remetem a café, chocolate amargo, toffee e biscoitos. Possui cor marrom clara a escura, muitas vezes com reflexos rubi, com espuma de cor bege de moderada formação e boa retenção. Porter apresenta aspecto levemente licoroso.

Premium Lager - é uma cerveja de baixa fermentação, seus maltes são Malte Pilsen e o malte caraaroma para acentuar sua cor. Leva os lúpulos alemães para dar mais amargor e aroma. São as mais comuns do mundo. Sua cor beira o dourado, uma cerveja com um corpo médio. Há exemplos no Brasil, como Heineken e Stella Artois.

IPA - também conhecidas como India Pale Ale, as IPAs são cervejas mais lupuladas e consequentemente com mais amargor. Em geral são cervejas muito aromáticas, refrescantes.

Amber Lager Umburana – essa tem notas de Umburana, especial também por ser a cachaça mais premiada do grupo Sanhaçu.

Sobre: A Sanhaçu é a primeira marca com certificação orgânica de Pernambuco. Há seis anos, tornou-se o primeiro engenho do Brasil movido a energia solar. Com exportação para todos os estados do Brasil e exterior, o grupo acumula 35 premiações. A empresa conta com 30 produtos na sua linha, entre produtos da cachaça, açúcar mascavo, rapadura e mel de engenho.