A Secretaria de Saúde de Chã Grande iniciou nesta terça-feira, 27, a vacinação dos idosos acima de 85 anos. A faixa etária foi o primeiro grupo prioritário, fora dos profissionais de saúde, a receber a imunização, através da vacina AstraZeneca, da Universidade Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A AstraZeneca foi a segunda vacina a ser enviada aos municípios brasileiros através do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Segundo o fabricante, o intervalo entre as duas doses é de três meses, diferente da CoronaVac, que tem um intervalo menor, segundo o Instituto Butantan, de São Paulo.

Por conta da dificuldade desse grupo prioritário em se locomover, a vacinação está ocorrendo na residência do idoso, assim como foi feito na primeira aplicação. As Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pela cidade e zona rural, são responsáveis pelo levantamento do quantitativo de idosos a serem atendidos pela campanha.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde, 191 idosos acima de 85 anos receberam a primeira dose da vacina, entre a última semana de janeiro e os primeiros dias de fevereiro. Já nesta terça, 12 idosos já tinham sido contemplados com a aplicação da segunda dose, que segue pelos próximos dias.