Imagem: Reprodução / Redes Sociais


A Prefeitura de Primavera, na zona da mata sul de Pernambuco, iniciou nesta quarta-feira, a vacinação de professores com comorbidades e doenças pré-existentes. A informação foi divulgada também pela prefeita do município, Dayse Juliana (PSB). “Aos poucos, estamos vacinando toda a população”, comemorou a gestora em suas redes sociais.

Apesar da necessidade de vacinação dos profissionais de educação, o grupo ainda não faz parte do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que estabelece etapas a serem seguidas. Atualmente, o PNI está priorizando profissionais e trabalhadores em saúde, além de idosos acima de 60 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que pessoas com comorbidades comecem a ser vacinadas apenas a partir de maio, com o imunizante sendo destinado de acordo com a idade do paciente, assim como já ocorre com os idosos. Mais de 17 milhões de pessoas devem ser vacinadas no país neste grupo prioritário.

Numa consulta às redes sociais e ao site da Prefeitura de Primavera, é possível saber que, segundo a última atualização, datada de 15 de abril, o município já havia utilizado 1.511 doses de imunizantes contra a Covid-19. Na oportunidade, distribuídas entre profissionais de saúde e idosos, com primeira e segunda doses aplicadas de acordo com o grupo prioritário.

Em Chã Grande, por exemplo, a campanha segue o cronograma do PNI, com a imunização prioritária dos profissionais e trabalhadores em saúde, além dos idosos acima de 60 anos. Entre o primeiro grupo prioritário e os maiores de 65 anos, centenas de pessoas já receberam a segunda dose do imunizante.