A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia a vacinação de um novo grupo prioritário contra a Covid-19. Após iniciar a campanha com os profissionais de saúde e os idosos, agora serão as pessoas com comorbidades atendidas pela nova etapa, proposta pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

As pessoas com comorbidades estão divididas em dois grupos prioritários. O primeiro, de 18 a 59 anos, compreende gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas com síndrome de down, portadoras do vírus HIV, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (dialise) e pessoas com obesidade mórbida.

Já o segundo grupo, com idade entre 55 e 59 anos, é voltado para pessoas com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, incluindo, por exemplo, diabetes mellitus, arritmias cardíacas, cirrose hepática, entre outros tipos elencados pelo Ministério da Saúde.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que a pessoa apresente um formulário preenchido. Esse formulário deve ser retirado em uma das Unidades de Saúde da Família, na cidade ou zona rural, devendo conter a assinatura e carimbo do médico ou enfermeira da USF, ou então de um médico particular. Apenas serão vacinadas as pessoas que apresentarem este documento, comprovando a comorbidade.