Três mil mudas de árvores nativas do bioma da mata atlântica serão entregues a famílias agricultoras das comunidades de Frexeiras e Palmeiras, na manhã desta segunda-feira (24). A iniciativa é do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), por meio do projeto Direitos e Desafios para Alimentação Saudável, e vai contemplar 16 famílias. Cada comunidade receberá 1.500 mudas.

Ao todo, serão 25 espécies que serão plantadas em áreas de matas ciliares que sofreram com ações de desmatamento. Na ocasião, o agricultor agroecológico Paciência vai orientar as famílias sobre o plantio adequado para recompor as nascentes e contar a sua história de vida, que passa pela transição da agricultura familiar para tradicional para a agroecológica.

Além do plantio das mudas, o CNMP estará dando assessoria técnica às famílias sobre como planejar, fazer consórcio de plantas nativas primárias e secundárias e orientar para a necessidade de transição da agricultura tradicional para a agroecologia, devido ao uso de agrotóxico na região.

Campanha - Durante a ação, também haverá o pré-lançamento da Campanha Bora Deixar de Usar Veneno? Que busca reduzir o uso de agrotóxicos pelas famílias agricultoras.