Quem chega na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Recife, se depara com um painel de imagens que representam a agricultura familiar no estado. E bem no meio está a foto de um agricultor chã-grandense. Petronilo Antônio da Silva, mais conhecido como Seu Biluca, exibe com orgulho seus maracujás, uma das tantas variedades produzidas em seu sítio.

Natural de Macacos, na zona rural de Chã Grande, Seu Biluca, hoje aos 91 anos de idade, iniciou cedo seu trato com a agricultura. Aprendeu sobre o cultivo de diversos tipos de frutas e legumes, comercializando seus produtos e conseguindo o sustento para a sua família. E o exemplo dele passou adiante, com os filhos e netos também envolvidos com a agricultura.

Além disso, Seu Biluca também é conhecido como um dos entusiastas do plantio de graviola no município. Há 23 anos, o agricultor acreditou no potencial da fruta, sendo um dos primeiros a plantar a espécie por essas terras. E o resultado é o que se pode ver hoje, com Chã Grande sendo reconhecido como um dos maiores produtores de graviola no estado.

Ainda em 2013, o agricultor foi um dos homenageados durante a primeira edição do Encontro de Produtores de Graviola de Chã Grande. Na ocasião, a associação reconheceu a dedicação de Seu Petronilo para garantir que a graviola ganhasse espaço no município.

Joseildo Martins, que faz parte da Associação dos Produtores de Graviola e que hoje atua como Secretário de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, destaca a importância de um reconhecimento como esse a Seu Biluca. “É muito gratificante termos um agricultor de nosso município com esse reconhecimento. Isso só vem reforçar a vocação de Chã Grande, seja no maracujá, graviola, chuchu, hortaliças ou qualquer outro tipo de produto”, comenta. “Chã Grande tem muito que agradecer a Seu Petronilo por toda a luta dele ao longo dos anos pela agricultura”, finaliza.