O dia 21 de setembro é uma data recheada de comemorações. É, por exemplo, o dia do radialista. Mas é também o Dia Mundial da Árvore. E para lembrar a importância da data, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade promoveu um dia de aula diferente para alunos de duas instituições de ensino da cidade.

Tudo começou pelo estádio Ewerson Simões Barbosa, o Barbosão. No meio do campo, o secretário, Joseildo Martins, promoveu uma roda de conversas com os estudantes do Educandário Batista e da Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos. “Um momento para que todos pudessem trocar conhecimento”, destacou o secretário.

Logo após, todos seguiram o destino da mata localizada no Bairro Newton Carneiro, sendo um dos poucos resquícios de mata nativa em Chã Grande, e que sofre com a ação humana há anos. “Essa é uma das áreas que estamos na luta para preservar, enquanto temos outras em que estamos com o trabalho de reflorestamento”, disse Joseildo.

Com a ajuda das crianças e adolescentes, espécies nativas como ipês e ingás foram plantadas na mata. Para o secretário, essa ação é importante também para levar aprendizado para os estudantes. “Importante vivenciar o tema em sala de aula, mas também é muito bom quando podemos colocar a mão na terra e aprender sobre a importância do reflorestamento na prática”, concluiu.

O projeto prevê o plantio de mais de 4 mil mudas em diferentes áreas, como forma de garantir que Chã Grande continue a ser considerada como uma das cidades verdes de Pernambuco, como diz o chamativo pórtico na entrada do município. E ao longo desse ano, a Secretaria já promoveu o plantio de espécies nativas em comunidades como Freixeiras e Palmeiras, além da área urbana.