O estado de Pernambuco está atento à situação hídrica das cidades que costumam apresentar situações mais críticas, entre as regiões do sertão e agreste pernambucano, com relação aos recursos hídricos nesse período de estações mais secas. E como Chã Grande está na área de transição entre a zona da mata sul e o agreste, com diversas regiões rurais inseridas nessa região, o município também está sob monitoramento.

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade sediou uma reunião, que contou com a participação da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), além da Defesa Civil local e da própria área de agricultura da Secretaria.

O encontro registrou a presença do secretário, Joseildo Martins, do diretor de agricultura, Edmilson Santana, do extensionista do IPA, Gilberto Braga, do agrônomo Miguel Aguiar, do coordenador de proteção e defesa civil, Mayr Lapenda, do coordenador-adjunto da área, Alves Santos, e do integrante da Defesa Civil local Henrique Neto, além do chefe da Unidade de Monitoramento e Alerta da Codecipe, Capitão BM. Filipo, e do integrante da Casa Militar Cabo BM Daniel.

Durante a reunião, a Codecipe apresentou a forma de trabalho para monitorar a situação dos recursos hídricos no município, principalmente nas regiões que costumam ser mais afetadas pela estiagem. Isso quer dizer que a cidade pode ser inserida, em caso de agravamento, nos planos do Governo do Estado.

Logo após a reunião na Secretaria, o grupo seguiu até a Unidade de Monitoramento da APAC, localizada no sítio Malhadinha, área rural de Chã Grande. Num dos pontos mais altos do estado, a Unidade proporciona números importantes para a agência pernambucana no quesito de monitoramento do tempo.