A Câmara de Vereadores de Chã Grande recebeu esta semana as contas do exercício de 2017, do atual prefeito Diogo Alexandre (Avante), com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Este foi o primeiro ano da atual gestão, que foi reeleita nas eleições de 2020. A leitura ocorreu nesta quarta-feira (17), durante reunião na Casa Paulo Viana de Queiroz.

Segundo o documento, diversos pontos foram analisados de forma positiva pelo TCE-PE, como por exemplo o limite de gastos com pessoal, que ficou dentro do esperado, não comprometendo a saúde financeira do município. Atualmente, quando as cidades se aproximam ou ultrapassam os 64%, os órgãos competentes fazem então a sugestão para que se mantenha o equilíbrio fiscal.

A prestação de contas do primeiro ano da gestão do prefeito Diogo Alexandre recebeu aprovação por unanimidade no TCE-PE. Com isso, o órgão especializado na análise de contas públicas recomenda que a Câmara Municipal siga o parecer prévio, aprovando também a prestação de contas.

Faltando apenas três reuniões para o término do ano legislativo de 2021, a tendência é de que a votação só ocorra no próximo ano, já que é preciso garantir um tempo para avaliação, tanto por parte dos vereadores quanto pela população em geral, que podem analisar os pontos levantados pelo Tribunal em sua análise.

A expectativa é que a aprovação ocorra de forma tranquila na Casa Paulo Viana de Queiroz, já que chegou até o poder legislativo com recomendação pela aprovação. Atualmente, dos 11 vereadores, nove integram a base de situação e dois fazem parte da oposição. Para rejeitar as contas, o placar precisa ser de oito votos contrários.

Recentemente, a Câmara de Chã Grande rejeitou as contas dos exercícios de 2015 e 2016, do ex-prefeito Daniel Alves. As contas foram encaminhadas pelo TCE-PE com pareceres recomendando a reprovação por parte do legislativo municipal, de acordo com vários pontos observados.