O município de Chã Grande tem motivos de sobra para comemorar os resultados positivos alcançados nas provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), referentes ao ano de 2023. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (24), durante reunião de gestores municipais. Também acompanharam o encontro a equipe da Secretaria de Educação, o titular da pasta, Joel Gomes, o vice, Sandro Advogado, e o prefeito, Diogo Alexandre.

 


De modo geral, os números foram positivos nas avaliações de português e matemática, nos cenários de 2º, 5º e 9º anos, avaliados na Rede Municipal de Ensino. Em determinados quesitos, os dados foram os melhores da série histórica de avaliação do SAEPE.

Na avaliação do 2º ano, antiga 1ª série, a taxa de participação dos alunos foi de 97%, maior que os dois últimos anos: 81% (2021) e 90% (2022). Nas provas de português, o índice desejável atingiu 58%, superando os percentuais de 2021 (35%) e 2022 (26%), ficando com uma proficiência média de 533 pontos. Já em Matemática, os números foram ainda mais altos, com uma média de 552 pontos, atingindo um índice desejável de 43%.

Para as turmas do 5º ano, a antiga 4ª série, a participação esse ano atingiu o percentual de 98%. Em comparação, no ano de 2022, a Rede Municipal registrou uma participação de 92%. Em português, o índice desejável, que é o limite da avaliação, foi de 38%, enquanto em matemática ficou em 47%.

No 9º ano, que anteriormente era conhecida como 8ª série, a taxa de participação chegou a 97%, com 224 alunos avaliados nas escolas que ofertam essa modalidade de ensino. Em língua portuguesa, os índices foram de evolução, com o índice desejável atingindo 20%, e 23% em matemática.

Os gestores municipais, representando suas unidades de ensino, foram homenageados com a entrega de certificados pelos índices alcançados no SAEPE. Ao lado de Diogo Alexandre e de Sandro Advogado, o secretário de Educação, Joel Gomes, fez a entrega dos certificados, reforçando a importância do momento para a educação chã-grandense. “Estamos muito felizes com essa evolução, pois mostra que continuamos seguindo o caminho certo para ofertar uma educação de qualidade em nosso município”, destacou Joel.

Em sua fala de agradecimento pela conquista, Diogo Alexandre ressaltou o que disse Joel Gomes, destacando também os investimentos na área, quando deu início ao seu governo municipal, em 2017. “Devemos pensar na Educação como uma política de Estado, onde os investimentos são com foco no longo prazo. Já estamos começando colher os frutos do que plantamos lá atrás”, disse o gestor.