A Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM) está completando, em 2024, 21 anos de sua fundação. E para marcar a passagem de mais um ano de atuação, a AUFA-SM ganhou uma nova sede para o desenvolvimento de seu trabalho. A instituição, que recebe o apoio da gestão municipal, recebeu o prédio da antiga Creche Maria Antonieta Cavalcante de Queiroz, ao lado do Centro de Convivência de Idosos (CCI).

 


A mudança no endereço da AUFA-SM, que deixa as dependências da Escola Municipal João Faustino de Queiroz, onde ocupava um prédio, dividido em duas salas e uma cozinha, foi necessária pela demanda da instituição ao longo dos anos. O prédio da antiga creche estava sem utilização, desde que o município ganhou uma nova unidade, chamada de Creche Modelo, localizada nas proximidades do Estádio Ewerson Simões Barbosa.

 

O ato de cessão do prédio para a instituição foi realizado nesta terça-feira (23). Pais e familiares do serviço, além de autoridades municipais, como o prefeito, Diogo Alexandre, o vice, Sandro Advogado, os vereadores Ninho Mototáxi, Ninha de Zé Maria e Gilvan Bolão, além de secretários municipais, estiveram presentes. Homenagens, recitação de poesias e discursos emocionados fizeram parte da programação, que ainda contou com um momento de oração por parte do Pastor Leonardo Cavalcante, da Primeira Igreja Batista em Chã Grande.

 

Após os discursos, foi realizada a inauguração oficial da nova sede da AUFA-SM, que recebeu o nome de Quitéria Lúcia Silva da Rocha, conhecida carinhosamente como Drª Quitéria. Precursora da luta pela inclusão em Chã Grande, ela foi a fundadora da instituição, em 2003. Drª Quitéria, que também atuou na fundação do Centro de Atenção Psicossocial Antônio Batista Carneiro (CAPS-ABC), faleceu em 2022, gerando comoção na cidade de Chã Grande.