Cícero Gonçalves, (Porém).

Chã Grande News: Como começou a sua trajetória, sua paixão pelo Ipiranga?
Porém: Comecei com 10 anos de idade, através dos atletas, pessoal, na época o Ipiranga era a principal agremiação e representava na região, a paixão aumentou quando comecei a fazer parte do juvenil sob a direção do saudozo José Barbosa Neto ( Zé Preto ) e demais pessoas que faziam parte do futebol de Chã Grande. Logo após fui, ainda jovem, integrante da equipe titular como goleiro por cerca de 15 anos. Após deixar o corpo de atletas, fui presidente do clube por mais 15 anos, assumindo também a função de treinador até o ano de 2000.

CGNews: Estamos vendo recentemente que o Ipiranga tem como maior rival a Camela, mas conta a história que não foi bem assim, é verdade que existia a rivalidade maior com o time da Usina Nossa Senhora do Carmo?
Porém: O Ipiranga já se denominou o clube mais importante da região, tendo como adversários, as equipes de Gravatá; Centro, Real Brasil, Santa Cruz, da cidade de Vitória; Vera Cruz, em Amaraji; Centro, Primavera com o Centro Esportivo Primavera, sendo a Usina Nossa Senhora do Carmo seu principal adversário, existia grande rivalidade entre seus atletas, em seguida surgiu o Esporte Clube Camela fundado pela família Rufino e se posicionando como o clube da cidade com maior rivalidade.

CGNews: Durante sua gestão como presidente do Glorioso, quantos títulos?
Porém: É difícil dizer quantos títulos, pois, todos os campeonatos incluindo torneios foram vencidos pelo Ipiranga, não querendo assim menosprezar o valioso clube da Camela e sim o homenageando por que sempre foi um adversário de grande valor.

CGnews: Qual a partida que na sua opinião é a mais emocionante?
Porém: É difícil por que o Ipiranga teve muitas glórias e sempre se saiu vitorioso e soube honrar as suas cores diante de seu torcedor. Uma das partidas em que faço questão de narrar neste momento foi entre as equipes do Ipiranga versus a equipe da cidade de Primavera, o Centro Esportivo Primavera, quando estava empatado por 0 a 0, aos 45 do segundo tempo houve uma falta no bico da grande área e o atleta Vaco cobrou, onde no gol se encontrava o maior goleiro da região: Papamel.Em seguida Vaco sem movimento algum colocou a bola no ângulo direito, dando assim a vitória ao nosso time. Me recordo com emoção, por que nesta partida eu me consagrei juntamente com Vaco, atleta de maior destaque. Jogo este realizado na cidade de Primavera.

CGNews: Atualmente o Ipiranga não está mais como antes, ou seja, o Glorioso vem tendo uma decaída. Como o senhor avalia este momento?
Porém: É lamentável hoje o Ipiranga ser esquecido tanto pelos seus representantes atuais, quanto pelas autoridades do município quando completa seus 51 anos de fundação um patrimônio vivo de nosso município, fundado antes mesmo da emancipação política de Chã Grande. Perdendo a cada um referencial de um clube querido por todo chã grandense pela sua história e de um presente e futuro em dúvida diante do que se encontra.

CGNews: O Ipiranga em poucas palavras para o senhor.
Porém: O Ipiranga pra mim foi e ainda é, apesar dos acontecidos e sempre será como clube a minha maior paixão. Que Deus abençoe a todos por que ele é fiel.

Ao final da entrevista Porém falou sobre aqueles que em toda sua trajetória contribuiram para crescer a história de nosso Glorioso.

Não deixando de reconhecer os grandes cartolas do Ipiranga, tais como: O saudozo Luís Bernardo, Zé Preto, Cazuza, Onofre, Nego, Valbernardo, Santo Varela, Lula Preto, Milton Ramos e outros que me fogem a memória, como também atletas que fizeram parte desta história, In memorian: Biu Muvamba, Elsinho, Tião, Pedro, Preto, Zé Preto, Valdinho, Lula Preto, Jací Moreira, André Lino, Toinho de Tila.

Outros que estão conosco e também contribuiram para o Ipiranga: Valério, Val, Leandro, Pé de Moça, Izaías, Edilton, Birino, Porém, Vaco, Zé Rafael, Dé Bernardo, Dorge,Dida, Mendes, Leto, Orlando, Zé Galego, Doca, Vandemilton, Romildo, e tantos outros.

Chã Grande News
Editor: Paulo Sérgio Paulino