Uma cidade pequena, com cerca de 11 mil habitantes na zona urbana, onde é muito rica e nascentes de água e vários mananciais, a cidade de Chã Grande é tão rica em água que tem duas barragens, uma é de Vertentes (que leva água a Gravatá) e outra é a do Sitio Macacos, conhecida por Barragem de Miro (abandonada), então esta é uma grande prova que a cidade tem muita água, outro ponto que queria destacar é o fato de ter varias nascentes de água na cidade, que é cortada por vários rios e riachos, entre eles podemos destacar o rio Ipojuca, e os riachos Muntuns, Vertentes e Macaquinhos, em relação a água a cidade esta muito bem servida.

Fornecimento de água pra os moradores
No último final semana andando na cidade fui surpreendido com uma noticia, vale acrescentar que todos tomaram um susto, a mensagem dizia assim “atenção moradores de Chã Grande por motivos de racionamento a cidade irá ficar sem ter o abastecimento normal por um mês”, quando analisando a situação de Chã Grande referente as águas, vendo a quantidade de água que tem na cidade, a muito tempo a cidade passou por esta dificuldade, antes só tínhamos a barragem de Miro, mas então para resolver o problema de água foi feita a Barragem da Suriquita em Amaraji (cidade vizinha) para que possa mandar água a Chã Grande, bem a população e Chã Grande segundo o IBGE não aumentou, mas sim diminuiu, também analisando toda a situação a cidade não era para ter esta dificuldade.
Então como um site responsável por passar a melhor informação para a população, entramos em contato com o pessoal da empresa que administra o sistema de abastecimento de água de Chã Grande, formalmente e não tivemos retorno ate agora. Vale acrescentar que a COMPESA é a responsável pelo atendimento e a prestação deste serviço, ligamos para o numero que tem na conta de água da COMPESA 08000810195, onde este número não puderam falar nada sobre a informação, nem dar uma explicação e nem menos garantir que a minha solicitação seja encaminhada, eles pediram que entrasse em contato com o escritório de Chã Grande no número 35372834, me senti muito chateado por não ter uma posição. Entramos em contato com o escritório em Chã Grande mas era fora do horário de atendimento e não conseguimos retorno.
Mas a situação de Chã Grande é precária, todos os moradores foram pegos de surpresa, porque não avisaram antes que teria um racionamento, porque não explicaram os motivos para a população. Diante destes questionamentos o nosso site nas pessoas dos senhores Gil e Jorge foram para a barragem da Siriquita verificar a situação e Haroldo foi para a barragem de Miro para ver como ela esta, em amos os casos vimos que tem muitas coisas erradas, primeiramente a barragem de Miro esta abandonada, cheia de baronesas e esta sem utilização. No caso da barragem da Siriquita esta um pouco pior porque é a única e principal barragem, foi feita para resolver o problema de água para os moradores e uns 10 anos atrás, ele esta com muitas infiltrações, muitas plantas aquáticas, mato, sem ninguém para tomar conta, pessoas dão banhos em cavalos, algumas pessoas pegando águas, e ate os canos furados. Uma situação de total descaso, outro ponto que a construção foi muito mau feita, e alem disso não tem conservação, vimos também que o paredão era para ser feito maior para armazenar mais águas, segundo o que vimos não tem mais do que 2 metros, muito pequeno para atender toda a demanda de Chã Grande.
Com isso estamos entrando em contato com o pessoal da COMPESA para eles solucionarem esta situação porque os moradores de Chã Grande pagam suas contas e tem o direito de receber este serviço e com muita qualidade.
 Matéria publicada no dia 10/03/2010 por Haroldo Oséias de Almeida no site www.deolhoemchagrande.com.br  . 

Chã Grande News
Editor: Paulo Sérgio Paulino