O assunto desta semana é dedicado ás pessoas que irão fazer o concurso público de Chã Grande, mas pensam, vou fazer só por fazer, não acredito. Pare, Acredite em si mesmo.

acreditar em si mesmo

acreditar em si mesmo - atingir o equilíbrio entre humildade e autoconfiança
Enquanto a nossa van seguia em direção à fazenda para iniciarmos um programa de três meses para meninos problemáticos, passamos por um homem a cavalo. Bill era o proprietário da fazenda e estava sentado próximo ao portão para nos receber. Nossos olhares se cruzaram pela janela empoeirada, ele piscou e tocou a aba do chapéu em sinal de boas-vindas.
Durante todo o verão, Bill e seus ajudantes nos ensinaram a cavalgar, amarrar feno, cortar lenha e reunir o gado. Ele sabia o valor de trabalhar com as mãos, e o respeitávamos por seu conhecimento e liderança amiga. Ele sabia como era importante para meninos como eu entenderem que alguém acreditava neles. Confiava em nós para fazermos o trabalho corretamente e não queríamos decepcioná-lo. Várias vezes naquele verão, levou-me para pescar e, além de conversarmos sobre como jogar a linha e por a isca no anzol, falávamos sobre meus sonhos e o que eu queria da vida. Incentivou-me a traçar metas e me contou histórias de suas próprias experiências.
No último dia na fazenda, Bill chamou-me em particular e elogiou o trabalho que eu fizera no verão, não apenas na fazenda, mas em mim. Disse-me que se eu precisasse de qualquer coisa, podia contar com ele. Quatro anos depois, aceitei a oferta. Telefonei e lhe pedi um emprego. Contei-lhe como a confiança dele em mim deu-me coragem para mudar minha vida. Expliquei que queria ajudar outros do mesmo modo. Ofereceu-me o emprego na hora, e tenho orgulho em dizer que todo verão sou eu que abro o portão para receber a van cheia de jovens que precisam de alguém que acredite neles para que possam aprender a acreditar em si.

Não acreditamos em nós mesmos até que alguém revele que dentro de nós existe algo valioso, que vale a pena ser ouvido, que merece nossa confiança, que é digno do nosso toque. Quando acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar a curiosidade, o fascínio, o prazer espontâneo ou qualquer experiência.

e. e. cummings

1894-1962 poeta, dramaturgo, pintor, ensaísta