Os alunos do curso de administração da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), que no município é supervisionado pelo Instituto Superior de Ensino de Floresta (ISEF), realizam nesta terça-feira (2), em frente ao polo changrandense, protesto contra a falta de informações das duas instituições, acerca de assuntos referentes ao curso no município.

O protesto teve início no começo da noite. Os alunos fecharam com cadeados e correntes o portão do prédio, impedindo a entrada dos professores e alunos de outros cursos. Em seguida, através de um consenso, a passagem foi liberada, mas poucos alunos decidiram entrar para assistir aula. A maioria foi solidária à causa dos alunos de administração.

Já nesta quarta-feira (3), a partir das 19h30, os alunos devem participar de uma reunião com um advogado, com o intuito de debater sobre as medidas a serem tomadas com base na justiça.

Através de uma decisão expedida no ano passado, a instituição, com sede em Santa Cruz do  Capibaribe, ficou impedida de oferecer cursos de extensão. Desde então, segundo os alunos, que iniciariam este ano o 7º período, nenhuma informação foi repassada e eles não sabem se continuam de fato o curso, já que outras instituições não aceitam o histórico curricular ofertado pela instituição.

O Chã Grande News entrou em contato com a ISEF, sediada em Floresta. A instituição estuda se emite ou não nos próximos dias uma nota oficial à imprensa e uma resposta aos alunos, já que, segundo a direção, aguarda uma posição final sobre os cursos de extensão. Segundo a instituição, este é um problema enfrentado por inúmeras faculdades e até universidades em todo o Brasil.

No site da FADIRE está a informação sobre a suspensão dos cursos de extensão. Segundo a faculdade, quem tiver interesse em continuar o curso na FADIRE precisará seguir para Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco, onde está a sua sede.

Já os que quiserem mudar de instituição de ensino, a FADIRE garante a entrega do histórico curricular, onde estão todas as informações sobre o que o aluno estudou durante o curso. O problema, segundo os alunos que já optaram por essa opção, está na recusa de outras instituições com a grade curricular oferecida pela extensão.