Em muitos lugares do Brasil, o carnaval ainda rola solto. E em Pernambuco não é diferente. As tradicionais ladeiras de Olinda recebem nesta terça-feira (9), milhares de foliões, que vão se apertar ao máximo para acompanhar os últimos blocos, ao som do Frevo pernambucano. E hoje é um dia especial para os amantes do ritmo que surgiu no estado e conquistou todo o país. Neste dia, há 109 anos, pela primeira vez foi usado o termo "frevo" para se referir à música acelerada acompanhada de uma dança frenética.

O Frevo foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um título que muito orgulha os pernambucanos.

Apesar de, notadamente, o ritmo perder cada vez mais espaço no  carnaval do interior de Pernambuco, o Frevo ainda arrasta multidões, principalmente no Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão e Bezerros.

O Frevo tem um repertório variado, com composições que falam de tudo um pouco. Selecionamos algumas destas composições, tidas por muitos como as melhores.

Confira: