Fotos: Anderson Souza / SECOM Gravatá

A Sociedade Musical XV de Novembro, fundada em 1894 em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, completa 123 anos nesta quarta-feira (15). A banda é considerada uma das mais antigas do estado e atualmente é composta por 36 componentes.
O Maestro Adelson Pereira está à frente da Banda XV de Novembro há 23 anos e conta como tem sido essa experiência.
“Dei meus primeiros passos na música nesta banda, meu pai foi meu professor e ensinou a mim e a tantos jovens bem mais que tocar um instrumento, ele nos transmitiu a paixão pela música, daqui ganhei o mundo, fiz carreira militar, toquei em todos os continentes e voltei para cá com uma grande missão, repassar conhecimento e oferecer aos jovens a oportunidade que um dia eu tive e foi fundamental em minha vida.” Afirmou.
Passos que estão sendo seguidos por Damião Vinícius, 19 anos, que há quatro anos toca clarinete e afirma que a dedicação é o segredo do sucesso.
“Quero fazer isso da vida, ganhar dinheiro com a música. Eu ensaio todos os dias, de duas a três horas, porque eu sei que para ser bom tem que se dedicar, pesquisar e treinar.” E com sorriso no rosto ele afirmou. “Mas não acho cansativo, quando fazemos algo que gostamos, é prazeroso.” Afirmou.
Em alusão a Proclamação da República e o aniversário da Sociedade Musical, será realizada na próxima quarta (15) uma programação especial. Logo às 8h, a banda desfilará pelas ruas da cidade com destino a Praça Rodolfo de Moraes, onde haverá o hasteamento das bandeiras. Por volta das 16h, haverá o concerto musical na Praça Aarão Lins de Andrade, com apresentação da Banda XV de Novembro, sob o comando do Maestro Adelson, e participação do Spok Quinteto e da Big Band Conservatório Pernambucano (Maestro Duda) sob a regência do Professor Nino. O espetáculo será gratuito e livre para todas as idades.

Assessoria