A data de 18 de maio é lembrada nacionalmente como o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em referência ao caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo. Vítima de abuso sexual praticado por dois homens integrantes de famílias influentes no Espírito Santo, foi assassinada, com o corpo sendo encontrado seis dias após.

Em Chã Grande, desde 2017, uma caminhada é realizada pela cidade, para lembrar a importância da campanha. No ano passado, a caminhada tomou as ruas com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas, além de autoridades e a população em geral.

Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, que desde março afeta a realização de eventos e o funcionamento de diversos setores públicos e privados, as movimentações desse dia precisaram ser canceladas. Com isso, a luta do dia 18 de maio passou a ser lembrada nas redes sociais.

Através dos perfis, muitos usuários lembraram que a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser vivenciada diariamente. Segundo números oficiais do ano de 2018, divulgados recentemente pelo Jornal O Globo, o Brasil registrou um total de mais de 32 mil casos, o maior índice de notificações já registrado pelo Ministério da Saúde.

Desde 2011, os agentes de saúde passaram a ter a obrigatoriedade de computar os atendimentos. E, segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), de lá pra cá, os índices só aumentam ano após ano, chegando ao total de mais de 177,3 mil casos registrados em todo o país.

Uma forma de ajudar na luta é através da denúncia. O número indicado para a efetuação de denúncias do tipo é o Disque 100, coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com atendimento nacional e garantia do anonimato.

No aspecto municipal, é possível encontrar uma rede de garantia de direitos, que conta com o Conselho Tutelar, forças policiais e o Ministério Público, além das ações desenvolvidas pela administração municipal, como o Cras e o Creas, geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.