O Governo de Pernambuco anunciou no início do mês o plano de retomada da economia, chamado de “Plano de Convivência com a Covid-19”. O objetivo é retomar a economia no estado, seguindo diversos critérios estabelecidos pelo Governo, num cronograma de até 11 semanas. A retomada começou na última segunda-feira (1º), com a abertura de lojas de materiais de construção. O município seguirá o plano lançado pelo governo pernambucano para a retomada das atividades econômicas.
Nesta segunda-feira (8), o plano estabelece a retomada da construção civil, com 50% da capacidade e sem determinação de horário. Também começa a funcionar em todo o estado o comércio atacadista. Todos, porém, devem continuar seguindo as medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, como a higiene constante.
O plano passou também por uma antecipação. Serviços antes previstos para o decorrer das 11 semanas, retomarão suas atividades mais cedo, como por exemplo clínicas e consultórios médicos, odontológicos, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. Estes serviços, que antes não tinham data prevista para o retorno, reabrem na quarta-feira (10). Esses ambientes devem levar em consideração as determinações de uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, bem como evitar a aglomeração de pessoas, utilizando sistema de marcação.
Na próxima segunda-feira (15), o plano estabelece uma nova fase da retomada, que vai contemplar a reabertura das lojas de varejo com até 200 metros quadrados. Também irão funcionar os salões de beleza e serviços de estética. As recomendações para esses estabelecimentos vão desde o atendimento de um cliente por vez, com agendamento prévio e sem fila de espera, passando também pela higienização entre um atendimento e outro.
O Governo do Estado reforçou ainda que o plano tem caráter gradativo, beneficiando setores da economia ao longo do prazo estabelecido. Além disso, fases também podem ser antecipadas. A situação da Covid-19 também deverá ser levada em consideração, podendo voltar atrás em caso de agravamento nos quadros de Pernambuco.