O novo coronavírus chegou ao Brasil e provocou mudanças nos hábitos dos brasileiros. Diversos serviços precisaram ser suspensos e muitas atividades foram repensadas, em meio a pandemia que se alastra pelo país. E no meio de tudo isso, os corredores acabaram encontrando alternativas para manter a atividade em dia.

Para muitos que têm a corrida como principal atividade física, o mais importante é vivenciar novas experiências, conhecer ou reencontrar pessoas durante as provas e, claro, competir. Mas com a pandemia do novo coronavírus, essa rotina foi mudada. A já tradicional Corrida e Caminhada da Chã, por exemplo, que teria sua 5ª edição este ano, foi cancelada.

Uma das alternativas encontras foi a criação da corrida virtual. O atleta Will Bolt, da cidade de Caruaru, no agreste de Pernambuco, lançou a Corrida Virtual em favor do ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste). A competição teve início ainda no dia 09 de maio, seguindo até esta segunda-feira (15). "A ideia veio através de parceiros que nos apoiam e já trabalham no segmento, uma vez que não podemos realizar provas tradicionais, essa é uma forma de presentear os amigos e ajudar o ICIA", destacou Will.

Segundo o organizador, a ideia inicial era de que o evento tivesse pelo menos 150 participantes, mas com a grande procura, a estimativa é de que cerca de 200 atletas participem da competição. "Acredito que já são seis estados diferentes e várias cidades", comenta.

E entre as cidades participantes está Chã Grande, com a sua Ecorchã. O bombeiro militar e líder da equipe, Romualdo Farias, é um dos atletas inscritos na corrida. "Ela serve de estímulo e é também uma ótima opção para nós que amamos as corridas de rua", diz Romualdo. "É até necessário para que possamos continuar focados e uma forma de mantermos os nossos treinos", destaca o corredor.

Segundo os participantes, existem várias formas de participação na corrida virtual, desde "esteira elétrica, dentro de casa, no quarteirão, num campo de futebol ou onde o atleta quiser e puder correr", diz Romualdo. Cada competidor faz o registro de sua atividade, enviando assim para os organizadores. Os tempos serão conferidos para que se chegue a um resultado. A corrida conta com várias distâncias: 1km, 3km, 5km, e 10km.