Após repercutir a informação de que a comarca de Chã Grande pode ser fechada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, juntamente com outras 40 cidades pernambucanas, a população do município se uniu em torno de uma petição online pela manutenção do funcionamento do fórum municipal. Nas redes sociais, a publicação foi compartilhada por inúmeros usuários.

Disponível na plataforma Avaaz.org, a petição online busca angariar apoio da população local para evitar o fechamento da comarca local. De acordo com estudo do TJPE, com o possível fechamento, tudo o que é ligado ao funcionamento da justiça no município passaria para a cidade de Pombos. No entendimento de autoridades locais e da população em geral, isso afetaria o acesso das pessoas, já que Chã Grande e Pombos sequer possuem linha de transporte interligando as duas cidades, mesmo sendo vizinhas.

O assunto foi comentado também na última quarta-feira (29), durante reunião na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o vereador Jorge Luís, presidente da Casa, anunciou a apresentação de um requerimento conjunto, que será votado na próxima quarta (5), e encaminhado então ao presidente do TJPE, Desembargador Fernando Cerqueira. O assunto uniu bancadas de oposição e situação no legislativo chã-grandense.

A petição online pode ser assinada aqui. Para que o voto seja computado, é necessário preencher os dados como "nome, sobrenome, e-mail e cidade".