Na semana em que o País alcançou a marca de 100 mil mortes por causa da Covid-19, o cenário ainda é incerto para diversos setores da economia. Os protocolos de higiene sanitária, que incluem o distanciamento social, ainda devem ser seguidos pelos órgãos de administração e organizações que aglomeram multidões não estão permitidas a realizar suas funções. Na tarde desta segunda-feira (10), profissionais e representantes de organizações de eventos realizaram um protesto no Centro do Recife, reivindicando a retomada das atividades presenciais no Estado.

Os manifestantes foram recebidos pela Secretaria da Casa Civil de Pernambuco, que informou, em nota, que houve um diálogo entre o secretário-executivo, Eduardo Figueiredo, e os representantes dos músicas, artistas e outros profissionais. “Durante o encontro, o secretário-executivo anunciou que será concedida ao setor uma linha de crédito de até R$ 21 mil. O financiamento, que será operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), é válido para pessoa física e jurídica, com carência a partir de três meses.”, disse o comunicado da pasta enviado à imprensa. 

Na ocasião, o secretário explicou que há uma elaboração de protocolos em relação a festas de casamento, formaturas e de 15 anos. “O secretário-executivo informou também que o protocolo de retomada de festas de casamentos, de 15 anos e de formaturas está em fase final de elaboração na Secretaria Estadual de Turismo. A expectativa é que o documento seja apresentado na segunda quinzena de agosto.”, enfatizou, destacando a nova etapa que está agregando apresentações em bares e restaurantes: “Casa Civil destaca ainda que a categoria já pode prestar serviços em bares e restaurantes, desde que em acordo com os protocolos de segurança já anunciados.”, complementou.

Plano de Convivência

No Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, o Governo do Estado estabeleceu que os eventos serão realizados quando houver um espaço seguro para a pandemia. Só nas últimas 24 horas,  Pernambuco registrou 247 novos casos da Covid-19 e 29 óbitos. Com isso, 105.381 pacientes que receberam o diagnóstico e 6.970 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus em território estadual.

Folha de Pernambuco