O secretário de educação de Chã Grande, Joel Gomes, esteve nesta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores. O titular da pasta atendeu a um pedido da Câmara Municipal, que convocou também para a próxima quarta (12) o secretário de saúde, Jairo Paiva, através de indicação do vereador Ninho Mototáxi (PL), com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a possibilidade da volta às aulas presenciais.

O secretário iniciou sua fala com um balanço, ano após ano, desde 2017, de sua gestão à frente da educação chã-grandense. Assim, Joel Gomes detalhou os projetos implantados pela secretaria a partir daquele ano. Em seguida, o secretário trouxe informações sobre as aulas presenciais nas escolas chã-grandenses.

Segundo Joel, a possibilidade voltar com as aulas presenciais em Pernambuco foi levantada ainda na segunda-feira (3), quando o governador, Paulo Câmara, participou de uma conferência, juntamente com o secretário estadual de educação, Fred Amâncio, com os prefeitos. Em pauta esteve a intenção do governo em retomar as atividades presenciais em escolas públicas e privadas, mas os gestores demonstraram preocupação com a decisão, o que fez com que o assunto não ficasse definido.

Após a apresentação de Joel, a reunião foi aberta aos questionamentos por parte dos vereadores presentes. Nesse momento, o secretário de educação apresentou também o protocolo da secretaria, em conjunto com a saúde, para a retomada das atividades presenciais.

Para o secretário Joel Gomes, a reunião foi importante para o esclarecimento de dúvidas, tanto por parte dos parlamentares quanto pela população, que acompanhou a sessão através das transmissões no rádio e nas redes sociais. "Momento importante, discussão centrada no assunto que é o mais importante neste momento. A secretaria de educação agradece pelo convite", destacou.

 Responsável pelo convite ao secretário de educação, o vereador Ninho Mototáxi reafirmou seu posicionamento contrário à volta às aulas presenciais. "Ano letivo se recupera, vidas não", disse o parlamentar para justificar sua decisão. Jorge Luís, presidente da Casa, também demonstrou preocupação, em sua fala: "Temos uma opinião contrária, achamos que não deveria voltar as aulas no momento".

LDO - A reunião ainda contou com a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), oriunda do poder executivo municipal, que estabelece os rumos do orçamento 2021 para o município de Chã Grande. As comissões de justiça e redação e finanças e orçamento deverão se debruçar sobre o assunto.