A cidade de Chã Grande completa nesta terça-feira (22), seis meses do início da campanha contra o novo coronavírus. Exatamente no dia 22 de março, seguindo as orientações do Governo de Pernambuco, o município começou a colocar em prática as medidas de contenção da população para evitar a propagação da Covid-19, bem como as ações de divulgação sobre higienização e distanciamento social.

No primeiro boletim, divulgado naquele domingo, todos os números estavam zerados. De lá pra cá já se foram 184 boletins divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde, com os números demonstrando atualmente uma certa estabilização, comparados aos meses anteriores, por exemplo.

O primeiro caso confirmado em Chã Grande foi em 12 de abril, quando uma enfermeira de 57 anos testou positivo após apresentar sintomas. Naquele mesmo mês, o município ainda contabilizou outros 17 casos, fechando a conta em 18. O mês seguinte, maio, registrou 73 casos. Junho, por sua vez, teve o maior aumento, com 107 casos, sendo considerado como o momento de pico da doença. A onda de crescimento começou a ser interrompida a partir de julho, com 61 casos.

Os meses seguintes também acompanharam a onda de decréscimo, com bem mais intensidade. Agosto, por exemplo, contabilizou 19 casos positivos, um a mais que o primeiro mês de registros da doença. Já em setembro, quatro novos casos foram registrados até esta terça-feira, sendo o menor número desde então.

Os números de óbitos na cidade também se estabilizaram. Ao todo, Chã Grande contabilizou 16 vítimas fatais em virtude da Covid-19, sendo a mais recente uma jovem de 23 anos, no mês de agosto. Ela estava internada em uma unidade hospitalar em Caruaru.

Com o início da pandemia em Chã Grande, diversas atividades foram suspensas. O comércio considerado não essencial precisou ser paralisado, seguindo os decretos do governador Paulo Câmara. As celebrações religiosas presenciais também foram suspensas, assim como os serviços de táxi e moto taxi e transporte intermunicipal. As aulas em escolas públicas e privadas foram suspensas em todo o município ainda no dia 18 de março.

Aos poucos, algumas das atividades foram retomadas dentro do plano de convivência com a Covid-19, estabelecido pelo Governo de Pernambuco. O comércio reabriu, atividades de transporte de passageiros voltaram a funcionar, os templos religiosos também passaram a reabrir e as práticas esportivas foram retomadas. Neste momento, todos esses setores seguem o plano estadual, que determina algumas normas a serem seguidas, como o limite de pessoas e o distanciamento, a higienização correta entre outros pontos.

Já as aulas presenciais ainda seguem sem previsão de retorno. O governo estadual estabeleceu a volta das escolas de ensino médio para o próximo dia 06 de outubro, mas com a presença dos alunos de forma facultativa. Em Chã Grande, apenas a Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos retomará suas atividades neste retorno das aulas presenciais.