O dia 07 de setembro, vivenciado nesta segunda-feira, e que geralmente conta com uma programação extensa para celebrar a independência do Brasil, precisou ser lembrado com uma programação mais enxuta este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus que afeta todo o mundo, culminando no cancelamento de diversos eventos e na suspensão de aulas em escolas públicas e privadas.

Em Chã Grande, a data foi lembrada com a solenidade de hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional brasileiro, executado pelo jovem Sandiego Souza, no saxofone. A primeira cerimônia foi realizada na sede do poder legislativo municipal.

O presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz, vereador Jorge Luís (PL), recepcionou os demais vereadores e convidados. Em seguida, Jorge, Beto Karias (PL) e Demir do Conselho (Avante) hastearam as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Chã Grande.

A mesma cerimônia foi realizada na frente do poder executivo municipal. Desta vez, o prefeito Diogo Alexandre (Avante), o vice, Sandro Advogado (Avante) e o vereador Jorge Luís se posicionaram diante dos pavilhões no ato de hasteamento.

Com as bandeiras tremulando, o senhor Severino Souza, conhecido como Biu de Tiago, fez a leitura dos fatos que ocasionaram na independência do Brasil perante Portugal. A leitura fechou oficialmente as celebrações, já que o desfile cívico deste ano não pôde ser realizado.

Em ambas as cerimônias, as medidas de prevenção ao novo coronavírus foram adotadas, como forme de garantir a segurança de todos. Além dos vereadores, vice-prefeito e prefeito, também estiveram presentes secretários e diretores municipais, o pastor Joelson Rocha, da Primeira Igreja Batista de Chã Grande, e a Polícia Militar.