As convenções partidárias estão autorizadas pelo calendário eleitoral desde a última segunda-feira (31). Apesar do início do período dos filiados nos partidos realizarem as convenções, o que mais se viu foi a dúvida por parte de todos com relação a este momento em que a pandemia do novo coronavírus afeta a realização de diversas atividades. Até então, por exemplo, as convenções estavam autorizadas apenas por videoconferência, ou com público presente de apenas dez pessoas. Com o novo decreto do governo estadual, essa possibilidade mudou.

O governo anunciou ontem mais uma etapa do plano de convivência com a Covid-19. De acordo com o executivo estadual, os eventos corporativos estão autorizados a receber público de até 100 pessoas, ou então 30% da capacidade do local de realização. Essa medida leva em conta também as formas de prevenção ao novo coronavírus, por isso é importante respeitar o distanciamento social, evitar o contato entre as pessoas e levar em consideração a necessidade de higienização correta das mãos dos participantes dos eventos.

Com a nova determinação do Governo do Estado, que começa a valer a partir de segunda-feira (7), as convenções partidárias passam a ser contempladas. Com isso, os partidos políticos podem optar pela realização de suas reuniões com público, o que já é um avanço para as siglas que se perguntavam como fazer suas convenções e indicar seus candidatos para as eleições deste ano.

Em Chã Grande, os partidos ainda não sinalizaram datas para a realização de suas convenções. O calendário segue aberto até o dia 16 de setembro, com o início das campanhas eleitorais previsto para 27 de setembro. Apenas espaços fechados, sendo públicos ou particulares, podem sediar os encontros convencionais.