Na noite deste último sábado, 26/09, foram realizadas diversas ações de fiscalização e segurança pública na cidade de Chã Grande. As operações foram realizadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e do DETRAN a pedido do Ministério Público.

Fiscalização de trânsito e condutores

Uma das ações foi realizada conjuntamente pela PMPE e o DETRAN, no intuito de combater quaisquer ilegalidades dos motoristas, de modo especial o consumo de álcool associado à direção. Foram abordados 19 (dezenove) veículos, sendo aplicadas notificações aos condutores infratores, além de testes de etilômetro (bafômetro). Foram apreendidas e recolhidas 7 (sete) motocicletas em situação irregular como ausência de placa, falta de selo de segurança, falta dos retrovisores e motocicletas com pneus em péssimo estado.

Segundo dados da Promotoria de Justiça de Chã Grande, ao longo dos dois últimos meses, foram registradas cerca de quinze ocorrências envolvendo direção e álcool. Inclusive, um caso de homicídio em que o condutor apresentava sinais de embriaguez.

Operação Bar Seguro

Simultaneamente, foi realizada pela PMPE, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar a “Operação Bar Seguro”.  Nesta ação de segurança, por sua vez, foram viabilizadas diversas abordagens a frequentadores nos bares da cidade. O objetivo é fiscalizar aspectos atinentes à perturbação de sossego, venda de bebida alcoólica a menores, alvarás de funcionamento do Corpo de Bombeiro e outras irregularidades. No total, foram abordadas 75 (setenta e cinco) pessoas e 12 (doze) bares foram inspecionados.

Essas ações de fiscalização de trânsito são importantes para coibir crimes e tem ainda um aspecto pedagógico. Muitos condutores sequer possuem habilitação, além das motocicletas em situação precária colocando em risco a vida da população. A operação bar seguro também tem a finalidade de coibir delitos como poluição sonora e comercialização de álcool a menores e um efeito preventivo muito forte. Operações como esta continuarão na cidade no que depender do pedido e do apoio do Ministério Público”, comentou o Promotor de Justiça de Chã Grande, Gustavo Dias Kershaw.