As aulas presenciais do ensino básico seguem suspensas em Pernambuco. A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (14), pelo Governo do Estado. Agora, a nova data limite da suspensão é o dia 22 de setembro.

Os dados sobre o avanço do novo coronavírus serão novamente analisados na próxima segunda-feira (21). A próxima avaliação irá decidir sobre o cronograma de retomada das aulas presenciais do ensino básico na rede pública e privada no Estado. 

Apenas em Fernando de Noronha, arquipélago vulcânico de Pernambuco, as aulas presenciais serão retomadas no dia 22 de setembro. A retomada das aulas na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha levantou expectativas sobre o retorno das aulas em todo o Estado. Mas, diferente da maior parte do Estado, o arquipélago registra poucos contágios pela Covid-19 e uma situação de controle imposta tanto pela distância do continente quanto pelo respeito às medidas de higiene e segurança pela população. 

No feriado da independência, 7 de setembro, registros alarmantes de desrespeito às normas de higiene e segurança do Governo do Estado puseram em risco as retomadas de serviços em Pernambuco. Em coletiva após o feriado, o secretário estadual de Saúde salientou o impacto gerado pelas aglomerações. "Os dados epidemiológicos nos darão a real dimensão do impacto dessas aglomerações e serão essenciais para as decisões que teremos que tomar e também na reavaliação das aberturas de serviços no Estado. De fato, todo mundo gostaria de voltar a uma vida normal, mas nao existe vida normal quando se convive com um virus que mata", esclareceu Longo. 

Agora, uma semana após a exposição do feriado, medidas de flexibilização continuam aguardando o momento certo para serem tomadas. 

Não há uma definição de datas que dizem respeito à retomada das aulas presenciais no ensino básico no Estado. Até o momento, há apenas a certeza de que estãos suspensas as atividades até o próximo dia 22. 

Folha de Pernambuco