A Câmara de Vereadores de Chã Grande inicia hoje (02), a partir das 20h, o último período legislativo de 2020. A sessão abre uma sequência de dez reuniões que encerram a legislatura de 2017 a 2020 e, pela primeira vez, coincidirá com o período eleitoral municipal. Um fato inédito nos últimos anos, ocorrido em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Os vereadores que disputam a reeleição, já que dois deles não estão na corrida pela manutenção de seus cargos eletivos, precisarão conciliar o período de campanha com as sessões ordinárias, que com a exceção desta sexta-feira, ocorrerão sempre nas quartas, como já é estabelecido pela própria casa legislativa.

Nos anos anteriores, com a eleição ocorrendo no mês de outubro, o período de campanha eleitoral coincidia sempre com o mês de setembro, período em que a Câmara normalmente está em recesso parlamentar. Este ano, com as mudanças provocadas no calendário eleitoral, por conta da Covid-19, a eleição acabou sendo remarcada para o dia 15 de novembro. As campanhas eleitorais tiveram início ainda no dia 27 de setembro, seguindo até o dia 14 do próximo mês.

A atenção às faltas será primordial para os vereadores, já que por ano, segundo o regimento interno, podem ser registradas até 13 faltas não justificadas às sessões, num total de quatro períodos. Com isso, as faltas registradas a partir de janeiro deste ano continuam sendo contabilizadas até a última sessão ordinária do quarto período.