O ex-prefeito José Gomes da Silva, mais conhecido como Zé Gomes, está apagando as velinhas nesta sexta-feira (18). Figura importante na história política de Chã Grande, Seu Zé Gomes completa hoje 90 anos de vida.

Zé Gomes é natural de Chã Grande, mais precisamente da zona rural. Logo cedo ingressou no campo político, participando de eleições por Gravatá, quando Chã Grande ainda era distrito do município vizinho. Com a emancipação política, passou a integrar a Casa Paulo Viana de Queiroz.

Em 1972, Zé Gomes foi indicado para vice na chapa de oposição liderada pelo então ex-prefeito Tiago Barbosa Soares. No mandato seguinte, como não existia a possibilidade de reeleição, Zé Gomes foi indicado para ser o candidato apoiado por Tiago Barbosa, vencedor do pleito anterior.

Zé Gomes teve um dos maiores mandatos sem reeleição da história de Chã Grande com seis anos, iniciado em 1973 e concluído em 1982, igualado apenas por Jaci Moreira, a partir de 1983.

No ano de 2018, Seu Zé Gomes passou a ser reconhecido como Comendador de Chã Grande, através de iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Jorge Luís. Em nota, o parlamentar celebrou o aniversário do ex-gestor chã-grandense. "Figura ilustre de nossa cidade, fez parte de muitos movimentos políticos, além de ter ocupado as funções de prefeito, vice-prefeito e vereador no município de Chã Grande, e vereador em Gravatá, antes da emancipação política local", destacou Jorge.

Em virtude da pandemia, as homenagens estão sendo feitas de forma distante, como reza as recomendações das autoridades em saúde.