A Secretaria de Educação de Chã Grande promoveu nesta terça-feira (19), na Escola Municipal XV de Março, uma capacitação para os servidores das escolas municipais sobre a atuação com o Sistema de Ensino de Chã Grande (Siechã). O encontro contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, e do secretário de educação, Joel Gomes.

A capacitação serviu para que os secretários escolares conhecessem um pouco mais sobre o funcionamento do Siechã, implantado na educação municipal no ano passado. O sistema, desenvolvido de forma inédita na região, segue o mesmo objetivo do Siepe, do Governo do Estado, e que possibilitou uma integração maior dos pais, alunos e professores, além de uma análise detalhada sobre como está o desempenho de escolas ou turmas específicas.

Em seu primeiro ano de funcionamento, ainda no ano passado, o Siechã já possibilitou, por exemplo, a aposentadoria das antigas cadernetas de presenças, diminuindo os gastos da gestão municipal com a impressão dos livros, já que a presença dos estudantes, notas e outras informações podem ser inseridas digitalmente através do sistema.

As funcionalidades foram apresentadas pela coordenadora municipal do Siechã, Alzira Lucena, que ainda destacou a importância dele para o sistema educacional. "Ano passado, 2020, a avaliação foi positiva, graças a Deus conseguimos concluir o ano com uma eficiência muito grande, a parte dos professores e da secretaria também. O Siechã nos permite uma resposta mais rápida", comenta.

Empolgados com a implantação do sistema, sendo o município um dos poucos em todo o estado de Pernambuco a ter essa proposta, o gestor chã-grandense, Diogo Alexandre, e o Secretário de Educação, Joel Gomes, demonstraram entusiasmo, apesar das incertezas do ano letivo de 2021, em virtude da pandemia. "Temos uma expectativa boa para este ano, apesar de tudo que enfrentamos. Sabemos das dificuldades impostas para a educação de um modo geral, mas estamos nos preparando da melhor forma possível, e o Siechã é uma prova disso", destacou Joel.

Apesar da expectativa para o ano letivo, ainda não há uma data definida para o início das aulas, ou se serão presenciais, semi-presenciais ou remotas. A Secretaria de Educação aguarda pelos posicionamentos do Governo do Estado para determinar os próximos passos para a educação municipal. Enquanto isso, a pasta vai se preparando. Nos próximos dias, os professores deverão receber os tablets adquiridos pela gestão municipal para um melhor acesso ao Siechã. Além disso, estudantes das escolas municipais também receberão uma gama de livros adicionais, que vão desde literários a didáticos que não fazem parte dos materiais entregues pelo Ministério da Educação, como educação física e meio ambiente, por exemplo.