Uma reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi agendada para esta quarta-feira (13) depois que a instituição de ensino anunciou a oferta de oito ultrafreezers e dez câmaras frias para serem usados na campanha de vacinação contra a Covid-19. Segundo os dois órgãos, o encontro será realizado à tarde, mas ainda não há horário nem local definidos.

De acordo com a SES, a reunião tem como objetivo alinhar as ações para a logística de distribuição do imunizante que for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que o uso de equipamentos dependerá do produto que for distribuído. A secretaria informou ainda que conta com uma Rede de Frio equipada para outras campanhas de imunização realizadas ao longo do ano.

Nesta segunda-feira (11), a UFPE anunciou que ofereceu à União e ao Governo de Pernambuco infraestrutura com oito ultrafreezers e dez câmaras frias para armazenar cerca de um milhão de doses. Além disso, colocou à disposição os campi Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru para montagem de pontos de vacinação.

A UFPE encaminhou ofício com a oferta, na última sexta-feira (8), ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; à superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim Batista; ao governador do Estado, Paulo Câmara; e ao secretário estadual de Saúde, André Longo. A expectativa é que as doses cheguem à instituição em fevereiro. 

"Estamos com uma capacidade inicial para fevereiro de um milhão de doses. Isso é importante, pois tem um grande fluxo de pessoas aqui na universidade e também no entorno. É fundamental que tenhamos uma estrutura dessa para dar um salto de qualidade no enfrentamento à Covid-19 e, obviamente, salvar vidas, promover qualidade de vida, e promover também estruturas de serviços no Estado", falou o reitor da instituição, Alfredo Gomes, à Folha de Pernambuco.
 
A reportagem procurou o Ministério da Saúde, mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.

Recife
No fim de semana, a Prefeitura do Recife anunciou a assinatura de um memorando em que solicita um milhão de doses da CoronaVac ao Instituto Butantan.

Procurada pela reportagem para falar sobre a estrutura da rede de frio e de possíveis aquisições de outras vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disse, por meio de nota, que o Comitê de Vacinação contra a Covid-19 tem feito reuniões constantes para traçar as estratégias e que o Plano Municipal está sendo alinhado com o Governo do Estado.

O texto afirma, por fim, que os detalhes só serão finalizados quando estiver disponível a programação das vacinas aprovadas pela Anvisa, já que diferentes imunizantes exigem desafios logísticos distintos.


Folha de Pernambuco