A Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM) retoma as suas atividades presenciais na próxima segunda-feira (8), após a paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus durante o ano passado. Com um rigoroso protocolo de segurança para evitar contágios de usuários e colaboradores, a unidade estará com um funcionamento especial a partir deste retorno.

As medidas adotadas pela direção da entidade incluem o uso de sistema de rodízio entre os alunos e apenas oito usuários por horário. "Assim a gente garante a distância de mais de 2m² por pessoa", explicou a ex-presidente da Associação e integrante da diretoria, Mônica Lins.

Por conta da pandemia, as atividades da instituição foram suspensas ainda no mês de março do ano passado. Isso, segundo a direção da AUFA-SM, afetou o desenvolvimento de muitos usuários, com aumento de transtornos, como perca de fala, por exemplo.

Desde a sua fundação, ainda em 2003, essa foi a primeira vez que a unidade precisou fechar. Mantida com o apoio da sociedade civil e dos poderes públicos, a AUFA-SM oferece acompanhamento para crianças, adolescentes e jovens com os mais diversos transtornos, além de fornecer também o ensino especializado.