A Secretaria de Saúde de Chã Grande divulgou na noite desta terça-feira, 30, que o município ultrapassou a marca das 2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Segundo os dados da pasta, 2.030 doses, de um total de 2.490 já recebidas através do Plano Nacional de Imunização (PNI), foram utilizadas até o momento. Os balanços da vacinação são divulgados diariamente, sempre no período da noite, quando são fechados os dados de todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

As primeiras doses de imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas no dia 19 de janeiro, quando uma enfermeira e uma técnica de enfermagem foram vacinadas no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, dando início ao processo de imunização dos profissionais de saúde.

Dois tipos de vacinas estão sendo utilizadas no país. A primeira a chegar a todas as cidades brasileiras foi a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório SinoVac em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo. Foram distribuídas também as vacinas AstraZeneca/Oxford, através de uma parceria com a Fiocruz, do Rio de Janeiro. Enquanto a CoronaVac foi destinada aos profissionais de saúde, a segunda seguiu para a imunização de idosos acima de 85 anos.

Com o envio de mais vacinas, o município foi então avançando os grupos prioritários. Assim foram vacinados os idosos acima de 80 anos, depois os de 75 e os de 70. A semana começou então com a vacinação dos idosos acima de 65 anos.

As vacinações ocorrem nas USF, tanto na área urbana quanto na zona rural. Para isso é necessário realizar o agendamento prévio com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que organizam o dia e horário para evitar aglomerações nas unidades de saúde.

Números – De acordo com os dados, 307 profissionais de saúde do município já receberam a primeira dose do imunizante, e outros 253 receberam a segunda dose. Nos idosos, a faixa etária acima dos 85 anos teve um total de 190 pessoas recebendo a primeira dose. A partir dos 80 anos foram 250 pessoas, enquanto acima dos 75 anos foram 380. Na faixa etária dos 70 anos, 440 idosos já foram imunizados com a primeira aplicação. A partir dos 65 anos, o total de idosos vacinados foi de 200. Também foram imunizados os cinco idosos da Residência Terapêutica, recebendo as duas doses da vacina.