A tradicional feira livre de Chã Grande ocorre normalmente nesta sexta-feira (5). Já amanhã, dia 06, o comércio será restrito a apenas itens alimentícios, em virtude do Decreto Estadual de número 50.346, assinado pelo governador, Paulo Câmara, no início da semana, em mais uma fase para evitar a propagação da Covid-19 em todo o estado.

Além da feira livre, o comércio também sofrerá alterações no sábado. É que com o Decreto, atividades não essenciais foram proibidas de funcionar de segunda a sexta, das 20h às 5h, e durante todo o final de semana pelas próximas duas semanas. A expectativa é de que a determinação seja cumprida até a quarta-feira (17).

Esta não é a primeira vez que o estado de Pernambuco enfrenta medidas de contenção com o fechamento de parte do comércio. Ainda no ano passado, no início da pandemia, atividades não essenciais ficaram fechadas durante toda a semana por mais de dois meses.

A Prefeitura de Chã Grande emitiu um ofício a Associação Comercial de Chã Grande (Acigran), comunicando sobre as alterações provocadas pelo Decreto. A entidade que representa os comerciantes do município também se pronunciou oficialmente, trazendo orientações para o comércio local e a população chã-grandense para os próximos dias.