A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai entregar nesta sexta-feira (23), ao Ministério da Saúde, 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19, produzidas pelo laboratório de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro.

A quantidade supera em 300 mil doses a previsão inicial para esta semana.

Segundo a Fiocruz, por questões logísticas, os lotes para o Programa Nacional de Imunizações vão passar a ser liberados sempre às sextas-feiras.

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, somando mais de 18 milhões de doses que a fundação entregará no mês de abril.

Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões de doses em maio; 34,2 milhões em junho; e 22 milhões em julho.

 Desse modo, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado. No segundo semestre, a Fiocruz prevê a produção de mais 110 milhões de doses com IFA fabricado pela própria instituição.

Agência Brasil