O município de Chã Grande voltou a receber doses do imunizante CoronaVac, na última sexta-feira (25). O envio faz parte do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a todos os municípios brasileiros. O imunizante foi o primeiro a ser utilizado na campanha de vacinação contra o novo coronavírus, mas estava suspenso por falta de doses no Instituto Butantan, em São Paulo.

A Secretaria de Saúde de Chã Grande informou ter recebido 110 doses do imunizante. Como a CoronaVac tem um período de aplicação da segunda dose entre duas semanas e um mês, a aplicação vai priorizar 55 pessoas. Esse é o cronograma adotado desde o início para a CoronaVac, onde a Secretaria já realiza o armazenamento da segunda dose.

Além da CoronaVac, a campanha de imunização contra o novo coronavírus no Brasil utiliza outros três imunizantes. A AstraZeneca/Oxford, distribuída pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Pfizer e a Janssen garantem também a imunização dos brasileiros. No caso da última, as doses que chegaram ao país foram destinadas apenas às capitais e grandes cidades. As demais seguem para todos os municípios.

Tempo – No caso das vacinas aplicadas em Chã Grande, apenas a CoronaVac possui um tempo menor entre as duas doses. Já as da AstraZeneca e Pfizer, o paciente aguarda três meses para a segunda aplicação.