A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, comunicou nesta sexta-feira (4), no Diário dos Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a abertura do credenciamento de artistas locais, bandas e grupos musicais para o projeto “São João em casa”.

O credenciamento deve ser realizado na sede da Prefeitura de Chã Grande, na Avenida São José, centro da cidade, até a próxima quinta-feira (10).

Segundo o comunicado oficial, o evento será realizado nas datas do período junino, com transmissão pela Internet, seguindo todas as medidas sanitárias e restritivas para garantir a segurança de todos os participantes.

Além disso, o objetivo do projeto é promover também uma renda para os artistas locais, afetados pela pandemia mundial do novo coronavírus, que afetou, desde o ano passado, a realização de shows artísticos com a presença de público. Por conta da pandemia, esse é o segundo ano sem a realização das tradicionais festas juninas, que sempre movimentam as cidades nordestinas.

O período junino é marcado pelas festas dos três santos da tradição católica: Santo Antônio, São João e São Pedro. A primeira delas ocorre no dia 12 de junho, também conhecido como dia dos namorados. A segunda no dia 24, e a terceira no dia 28, fechando o calendário.