A Prefeitura de Chã Grande deu início nesta segunda-feira, 12, ao programa Moradia Legal. A ação é uma parceria dos municípios com diversos setores, da esfera estadual ao Governo Federal, e tem como objetivo promover a emissão gratuita de documentos como escritura de casas de forma gratuita ou a um preço acessível a todos.

O pontapé inicial ocorreu pelo bairro Morada Nova. No local, a equipe formada pelo Centro de Referência em Assistência Social I (CRAS I), Secretaria de Obras, Defesa Civil, entre outros, levantou os primeiros dados das residências junto aos moradores. A coleta dessas informações é feita de forma online, o que agiliza o serviço.

O projeto deve percorrer todo o município de Chã Grande, promovendo a emissão desses documentos definitivos para os moradores, garantindo também mais segurança. A expectativa é de que o maior número possível de pessoas seja atendida pela ação.

A dona de casa Anderly Patrícia, que há dez anos reside no local, foi a primeira atendida pelo programa em Chã Grande. “Isso nos traz uma satisfação muito grande, pois é um documento muito importante, que nós moradores devemos ter. Pra mim tá sendo ótimo, maravilhoso”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil no município, Mayr Lapenda, participa ativamente do projeto, desde a sua fase de implantação. Segundo ele, o município aderiu ainda no ano passado ao programa, que “vem com a intenção de regularizar as casas dos munícipes de nossa cidade, como a gente chama, no popular, dar o papel da casa”, explicou Mayr.


Foto: Alves Santos