O Ministério da Saúde determinou que os municípios brasileiros apliquem em toda a população as vacinas contra a gripe provocada pelo vírus H1N1. A decisão altera a proposta inicial da campanha nacional, que este ano está em sua 23ª edição e previa alguns grupos prioritários para a aplicação do imunizante.

Com isso, todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de idade, estão sendo convocadas no país para a aplicação da vacina, que ocorre dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita.

Em Chã Grande, a vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), espalhadas pela área urbana e rural, além do setor de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. É necessário apresentar documentos de identificação pessoal ou cartão do SUS.

Se a pessoa está próxima de tomar a vacina contra a Covid-19, é preciso dar prioridade ao imunizante emergencial. Duas semanas após receber a vacina contra o novo coronavírus é que é possível ser imunizado contra a H1N1.

Não confundir – Paralelamente, o Brasil também realiza a vacinação contra a Covid-19. O grupo atendido varia de cidade para cidade. Em Chã Grande, por exemplo, as pessoas acima de 40 anos já podem receber o imunizante. As duas campanhas são distintas e protegem de vírus diferentes.