O Engenho Sanhaçu escreveu mais um importante capítulo em sua história. Nesta sexta-feira (6), foi entregue o selo que garante o envolvimento da marca com a sustentabilidade, através do selo de envelhecimento, sendo a primeira cachaçaria do Brasil a ser certificada com a honraria. Diversas autoridades e especialistas do ramo da cachaça estiveram no local para acompanhar a entrega do prêmio, que ainda contou com uma homenagem da administração municipal.

O selo de envelhecimento foi entregue pela Escola Cana Brasil, um instituto que ajuda na criação de locais propícios para a fabricação de cachaça no país. O fundador da Cachaça Sanhaçu, Oto Barreto, bem como a sua irmã, Elk, foram alunos da instituição no começo do funcionamento do engenho chã-grandense.

A honraria, que será entregue ainda a outras duas cachaçarias em Minas Gerais, consiste na avaliação dos cuidados que a empresa possui com relação ao meio ambiente. Além de ser um engenho com práticas orgânicas, a Sanhaçu se destaca também pelo uso de energia limpa, como a solar, e pelo replantio de árvores, na chamada agrofloresta, uma área totalmente recuperada nos anos 90 após a aquisição da propriedade.

Além da Escola Cana Brasil e autoridades locais, como o prefeito, Diogo Alexandre, o vice, Sandro Advogado, vereadores e secretários municipais, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, também se fez presente. Em sua fala, ele destacou a importância do exemplo da Sanhaçu para a luta ambiental, e prometeu levar adiante o que foi adotado no local.

Das mãos de Diogo Alexandre, Oto Barreto também recebeu uma homenagem pela luta e dedicação pela causa ambiental. “É muito importante para Chã Grande reconhecer o trabalho que a Sanhaçu vem realizando, que não está apenas preocupada com a questão financeira, mas pensa também no meio ambiente. Por isso que nos sentimos orgulhosos por mais esta conquista”, destacou o prefeito.

Fundada em 2007, a Cachaça Sanhaçu se destaca até internacionalmente, com a conquista de vários prêmios pelo mundo. O Engenho, onde se fabrica a cachaça, também é aberto para visitações, fazendo parte do projeto da Rota Ecoturística, que está em fase de preparação no município.