A Equipe de Corredores da Chã (Ecorchã) também atua fora das competições. Na última quarta-feira (22), um grupo de atletas que fazem parte da equipe esteve no Hemocentro de Caruaru, no agreste pernambucano. Durante a ação, os atletas, vestidos com as cores da equipe, participaram de uma ação solidária doando sangue.

Segundo o coordenador da Ecorchã, Romualdo Farias, esta é uma ação contínua desenvolvida pela equipe. “A cada quatro ou cinco meses a Ecorchã vem trazendo atletas para doar sangue, seja a pedidos (para pessoas que estejam para realizar cirurgia ou tratamento), ou seja também para reforçar os estoques do Hemope”, destaca.

Ainda segundo Romualdo, que é bombeiro militar, o objetivo é incentivar a doação de sangue entre outras pessoas, para que mais e mais arrecadações sejam conseguidas para os Hemocentros.

Mas quem pode doar? É preciso seguir algumas recomendações para efetivar a doação de sangue. E essas regras incluem, por exemplo, estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos podem doar, mas com autorização do responsável.

Os doadores não podem estar em jejum no momento da doação, e precisam ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h. O peso corporal deve ser superior a mais de 50kg. Também é importante não ter feito cirurgia de grande porte a menos de três meses ou tratamento dentário a menos de sete dias.

Quem vai doar sangue também deve se abster do consumo de álcool nas 12 horas antes da doação. Além disso, outros pontos são importantes e devem ser seguidos.

Intervalo – Os homens podem fazer até quatro doações de sangue no período de 12 meses, podendo intercalar 60 dias entre uma e outra. Já para as mulheres são três no mesmo período, com um espaço de 90 dias.